Primeiros passos com WordPress

Nota: esta página se refere ao WordPress usando o Editor de bloco. Se você está em uma versão mais antiga do WordPress ou usando o Usuário Editor clássico, consulte esta página.

Eu fiz a instalação de 5 minutos. E agora?

Você acabou de concluir a instalação de 5 minutos do WordPress ou a instalação com um clique do seu host. Então, qual é o seu próximo passo?

Vamos fazer um tour passo a passo pelo seu site WordPress e ver como as diferentes funções funcionam e como tornar seu novo site seu. Durante a primeira parte deste tutorial, por favor, não mude nada dentro do programa, a menos que faça parte do tutorial. Depois de seguir estes passos, em breve você vai mudar tudo.

Topo ↑

Entrar


Comece fazendo login na área de administração ou no back-end do seu site. Visite a página de login do seu site colocando wp-admin após o seu nome de domínio (por exemplo, http://example.com/wp-admin). Alguns temas também fornecem um link ou formulário de login no front-end. Agora faça login no WordPress usando o nome de usuário e a senha que você criou na instalação de 5 minutos.

Topo ↑

Começar no topo

Dashboard ‹ Your Website — WordPress

Depois de entrar você está na tela de Administração principal chamado de Painel. É aqui que começa a organização do seu site.

No topo da tela está a área chamada barra de ferramentas. Clique no nome do seu site; é um link e levará você a uma visualização do seu novo site WordPress. Gosto disso? Não gosta disso? Não importa, basta olhar para isso. É aqui que você vai gastar muito tempo!

Topo ↑

Teste o seu site WordPress

Reserve um tempo para olhar o site antes de mudar e descobrir como tudo funciona; é importante ver como o tema do WordPress Twenty Nineteen é apresentado e como ele funciona. Considere isso o test drive antes de começar a adicionar todos os recursos especiais.

O layout que você está vendo é definido por um Tema do WordPress. É a aparência do seu site, estilizando a aparência do site e o enquadramento do conteúdo. O tema WordPress vinte dezenove apresenta um “cabeçalho” no topo com o Título e tagline para o seu site. Abaixo está o seu Menu, se você tiver um. Ao longo do lado você vai ver alguns títulos e links. Esta é a barra lateral. Os diferentes itens dentro de uma barra lateral são chamados Widgets. A principal Seção do meio da página é a área de conteúdo.

Desloque para baixo a página e observe a barra no final da página. Isto é chamado de “rodapé”.”Diz” orgulhosamente alimentado por WordPress.”

De volta à barra lateral, irá ver diferentes secções com informação. Entre estes, você pode encontrar uma lista de Posts Recentes, Comentários Recentes, Arquivos, Categorias, links para as Telas de Administração, Log Out, e feeds RSS. Esta é parte do menu ou tela de navegação que as pessoas vão usar para se mover em torno de seu site, visitando posts de diferentes categorias ou períodos de tempo.

Topo ↑

Faça uma viagem rápida

Por agora só tens um posto. Ele está residindo dentro de uma página que é apresentada como sua página inicial ou a primeira página. Se você clicar no título da postagem, ele irá levá-lo para a página específica para essa postagem. A primeira página ou página inicial do seu site apresenta as postagens mais recentes em seu site. Cada título irá ligar para a Página Real da postagem. Alguns designers de temas projetam suas páginas de postagem únicas para parecerem diferentes da página inicial.

Na postagem única, preste atenção ao layout e observe o que há de diferente nos elementos de design. O cabeçalho é diferente? Menor, maior ou com uma cor diferente? Existe uma barra lateral?

Todas estas alterações são criadas a partir de alguns arquivos chamados arquivos modelo. Você pode aprender mais sobre como eles funcionam no manual de desenvolvimento de temas. Por enquanto, no entanto, vamos continuar com a forma como o resto do WordPress funciona.

Topo ↑

Teste as telas de administração do WordPress

Agora que você tem uma idéia de como o seu site parece e o que as diferentes seções de layout são chamados, é hora de testar a administração WordPress. Isto é como familiarizar-se com a infra-estrutura do seu novo site. Na verdade, a primeira página que você vê após o login é chamado de Painel, uma coleção de informações e dados sobre as atividades e ações em seu site WordPress.

Dashboard ‹ Your Website — WordPress

O Painel apresenta uma lista das atividades mais recentes que você realizou em seu site e ajuda a mantê-lo atualizado sobre novas e interessantes informações sobre os diversos recursos do WordPress.

Do lado esquerdo da tela está o menu de navegação principal detalhando cada uma das funções administrativas que você pode executar. Mova o mouse para baixo na lista e o sub-menus serão exibidos para que você mova o mouse e clicar. Uma vez que você escolher uma seção de navegação “pai”, ela se abrirá para revelar as opções dentro dessa seção.

Os vários itens de menu são os seguintes:

Topo ↑

Vamos começar com o ecrã do utilizador

Clique na guia Usuários. A tela mudará e você verá a tela chamada Todos os usuários, que mostra uma lista de todos os seus usuários; a partir daqui, você pode adicionar ou alterar contas de usuários e autores existentes. No menu de navegação, clique na opção de menu Seu perfil. É aqui que você digitará informações sobre você, o autor e o administrador do site. Preencha as informações e clique em Atualizar perfil quando terminar.

Profile ‹ Your Website — WordPress

Agora, vejamos outros recursos poderosos do administrador do WordPress.

Topo ↑

Mudando a aparência


A tela Aparência, Temas permite alterar a aparência do seu site usando Temas diferentes. Temas são estilos de apresentação que alteram completamente a aparência do seu site. Projetado por desenvolvedores e usuários, existem centenas de temas disponíveis para você escolher. Na tela Aparência, você verá uma lista dos temas atualmente instalados, incluindo o tema WordPress Twenty Nineteen. Para alterar rapidamente o tema, basta clicar no botão Ativar abaixo de um dos temas listados e clicar no nome do site na barra de ferramentas superior para ver como fica. Uau, você tem outro olhar. É tão fácil. Volte para Aparência> Tema e clique no botão Ativar no tema WordPress Twenty Nineteen para trazer o design de volta ao que você tinha. Para vê-lo novamente, clique no nome do seu site na barra de ferramentas e pronto.

Topo ↑

Criando uma postagem

De volta à tela de administração, dê uma olhada na tela de postagens. Você pode usar as guias no menu Artigos para escrever e gerenciar suas postagens. Vamos começar fazendo sua primeira postagem de teste na guia Adicionar novo.

Gutenberg - Add New Post

Adicione o título do artigo no espaço alocado. Em seguida, escreva um texto na seção “Comece a escrever ou digite / para escolher um bloco” Isso é apenas para um teste, para que você possa escrever o que quiser. Quando terminar, clique no botão Publicar no canto superior direito da página e clique uma segunda vez para confirmar a publicação. Agora que você começou a escrever postagens, pode visualizá-las clicando no nome do site na barra de ferramentas na parte superior da tela.

Topo ↑

Comentários

Parte da diversão do WordPress é a capacidade de permitir que os espectadores deixem comentários em seu site. Ele cria um intercâmbio dinâmico entre você e o visualizador. Deseja comentários em suas postagens? Os comentários nas postagens são apresentados de várias formas, desde tapinhas nas costas (bom trabalho! Curta a postagem!) Até conversas e comentários extensivos sobre as postagens. Ou talvez você esteja procurando comentários que sejam adicionados às informações postadas. Responder a comentários e moderá-los também pode levar muito tempo. Se eles são críticos para o seu site, inclua-os e considere como deseja que eles sejam apresentados. Você mesmo pode fazer alguns comentários sobre a postagem que criou. Veja como eles estão dispostos e considere como você deseja que eles se ajustem ao design e layout do seu site. Quando você tiver tomado uma decisão sobre como deseja lidar com os comentários, leia o artigo sobre comentários e as opções de discussão do WordPress para ajudá-lo a definir esses recursos.

Topo ↑

Prevenção de spam

Há mais em que pensar quando se trata de ter comentários em seu site. Infelizmente, vivemos em um mundo onde o spam é um fato da vida. É recomendável que você comece a combater os spammers de comentários com o artigo útil, Introdução ao tratamento de spam de comentários.

Topo ↑

Create Categories

As postagens geralmente são armazenadas em Categorias e / ou Tags, para que você possa manter os tópicos relacionados juntos. No momento, você tem apenas uma categoria, mas que em breve precisará de mais. Na guia Postagens > Categorias, na área Adicionar nova categoria, preencha as informações sobre sua categoria. Continue adicionando suas categorias principais, descendo a lista. Aguarde a inserção de subcategorias até que todas as categorias principais sejam inseridas.

NOTA: Você pode adicionar nova categoria a qualquer momento, mas observe que as categorias podem ser classificadas no WordPress de duas maneiras: por nome (em ordem alfabética) ou por número de ID. À medida que você insere as categorias, eles recebem um número de identificação. É difícil mudar isso; portanto, se você não deseja classificar suas categorias em ordem alfabética, insira-as na ordem em que deseja vê-las apresentadas na tela.

Topo ↑

Configurando seu site

Antes de você obter a aparência gráfica do seu site, vamos administrar um pouco mais o seu site para configurá-lo. Convém instalar plug-ins para sobrecarregar seu site e não se esqueça de ativar o Akismet WordPress Plugin, disponível em todos os sites WordPress, para ajudar a protegê-lo contra spam de comentários. Quando você inserir as categorias pai, insira suas subcategorias. No menu suspenso da Categoria pai, você pode selecionar o pai na subcategoria que está adicionando. Ao visualizar suas categorias na tela Gerenciar > Categorias, você verá as categorias listadas assim:

  • Computer Tips
    • Windows
    • Linux
    • Mac
  • Internet News
  • Web Page Design
    • Web Standards
  • WordPress
    • Plugins
    • Themes

Topo ↑

Colocar mensagens em categorias

Vamos colocar algumas postagens de teste em categorias para que você possa ver como isso funciona. Na tela Artigo > Categoria, clique na guia Todos Artigos. Você deve ver as postagens de teste inseridas aqui. Quando você passa o mouse sobre cada título da postagem, abaixo do título, você deve ver o botão Editar | Edição rápida | Lixo |Exibir links. Clique em Editar para editar uma das postagens. No lado direito da tela Editar postagem, você verá suas Categorias. Escolha um deles clicando na caixa ao lado dele. Em seguida, no módulo Publicar acima, clique no botão Atualizar. Repita isso para suas outras postagens de teste, colocando cada um em uma categoria diferente. Agora visualize sua página clicando no nome do seu site na barra de ferramentas na parte superior da tela de administração. Você vê as categorias listadas na barra lateral agora? Ótimo. Se você está perdendo uma categoria, isso geralmente significa que não há postagens nela. Esta é a função padrão do WordPress, então não se preocupe. Quando você adiciona uma postagem à categoria “ausente”, ela aparece nas suas páginas da web. Clique em uma das categorias e você será direcionado para uma página exatamente dessa categoria. Você deve ver as postagens que entraram nessa categoria. Esta é uma página de categoria gerada. Agora, clique nos arquivos para ver o mês. Agora você está visitando uma página gerada de suas postagens listadas em ordem cronológica para este mês – bem, especificamente somente para hoje. Dois métodos para encontrar a mesma informação.

Topo ↑

O que se segue

Agora você já fez todos os conceitos básicos do seu novo site WordPress. Você sabe como escrever uma postagem, criar uma categoria e visualizar as informações do seu site por categoria e arquivo. Você pode iniciar o processo de personalização e, quando terminar, não se esqueça de excluir suas postagens de teste! Então comece a escrever algumas informações maravilhosas para compartilhar com seu público recém-encontrado!

Topo ↑

Usando temas do WordPress

Existem centenas de temas do WordPress para escolher. Todos fazem basicamente a mesma coisa, mas apresentam graficamente as informações de várias maneiras. Escolha alguns que lhe pareçam interessantes e atenda às necessidades e desejos de seu público-alvo e, em seguida, teste-os seguindo as instruções acima. Clique em todo o site, nas categorias e arquivos, bem como nas postagens individuais para ver como o Tema lida com cada uma. A aparência pode ser agradável na primeira página, mas se ela lida com as coisas de uma maneira que você não gosta na única postagem, você terá que se aprofundar no código e fazer alterações. Não está pronto para isso, tente outro tema.

Topo ↑

Criando seu próprio tema

Se você estiver familiarizado com CSS, HTML e até PHP e MySQL, considere personalizar o Tema para suas próprias necessidades ou criar seu próprio Tema.

Topo ↑

Usando plugins do WordPress

Plugins page

Tela de plug-in plug-ins do WordPress também são conhecidos como complementos ou extensões. Eles são scripts de software que adicionam funções e eventos ao seu site. Eles cobrem toda a gama, desde relatórios meteorológicos atualizados até a organização simples de suas postagens e categorias. Os plugins são projetados por colaboradores voluntários e entusiastas que gostam de desafios e resolução de problemas. Eles geralmente são bastante simples de instalar através da tela de plug-in de administração do WordPress, basta seguir as instruções fornecidas pelo autor do plugin. Lembre-se, estes são gratuitos e não essenciais. Se você tiver algum problema com plug-ins, entre em contato primeiro com o site do autor ou a fonte do plug-in, procure na Internet por ajuda com esse plug-in específico e, se você não encontrou uma solução, visite os fóruns do WordPress para obter mais ajuda.

Diretório de plugins do WordPress
Gerenciando plugins

Topo ↑

Criando seu próprio plug-in

Se você estiver familiarizado com PHP, HTML e talvez até MySQL, poderá personalizar o WordPress para funcionar da maneira que desejar, criando seu próprio plug-in.

Topo ↑

Acima e além do básico

O interessante do WordPress é que existem poucos limites. Milhares de pessoas estão usando o WordPress para criar blogs e gerenciar seus sites. Por exemplo, veja algumas das entradas no WordPress.org Theme Showcase. Todos têm uma aparência diferente e funções diferentes em seus sites. O que você faz a partir daqui é com você, mas aqui estão alguns lugares para dar o primeiro passo além do básico: